Entrevista – Tema de Talento “Autoafirmação/Self-assurance” – Called to Coach Brazil
10 de fevereiro de 2023

Deixe os coelhos correrem: Uma parábola

Imagine um prado. Neste prado havia um pato, um peixe, uma águia, uma coruja, um esquilo e um coelho. Eles decidem que querem ter uma escola para que possam ser inteligentes, assim como as pessoas.

Com ajuda dos animais adultos, eles criaram um currículo do que eles acreditavam ser as qualidades de um animal completo:

Correr

Nadar

Subir em árvores

Pular

Voar

No primeiro dia de aula, o coelhinho penteou as suas orelhas e saiu saltitando para a sua aula de corrida.

               Lá ele era uma estrela. Ele correu até o topo da colina e voltou o mais rápido que podia, e, Ah como ele se sentiu bem. Ele disse para si mesmo “Inacreditável. Na escola eu posso fazer o que eu faço de melhor.”

O instrutor disse “Coelho, você realmente tem talento para correr. Você tem ótimos músculos nas pernas. Com um pouco de treino, você conseguirá melhorar ainda mais a cada salto.”

O coelho disse, “Eu amo a escola. Eu posso fazer o que eu gosto e aprender como fazê-lo ainda melhor.”

A aula seguinte era natação. Quando o coelho sentiu o cheiro de cloro, ele disse “Espere, espere! Coelhos não gostam de nadar.”

O instrutor disse “Bem, você pode não gostar agora, mas daqui a cinco anos você saberá que foi uma coisa boa pra você.”

Na aula de subida em árvore, um galho foi deixado a 30 graus para que todos os animais tivessem uma chance de conseguirem subir. O coelhinho tentou tanto que machucou a sua perna.

Na aula de pulo, o coelho conseguiu acompanhar sem preocupações; na aula de voo, ele teve um problema. Então a professora o aplicou um teste psicológico e descobriu que ele deveria fazer as aulas de voo corretivo.

Nas aulas de voo corretivo, o coelho tinha que praticar pular de um precipício. Eles o disseram que se ele treinasse duro o bastante, ele conseguiria.

Na manhã seguinte, ele foi para a aula de natação. O instrutor disse, “Hoje nós pularemos na água”.

“Espere, espere. Eu falei com meus pais sobre nadar. Eles não aprenderam a nadar. Nós não gostamos de ficar molhados. Eu gostaria de abandonar este curso.”

O instrutor disse, “Você não pode abandonar o curso. O período de inscrição e abandono já se encerrou. Neste ponto você deverá escolher: Ou você pula ou você será reprovado.”

O coelho pulou. Ele entrou em pânico! Ele foi para baixo da água uma vez. Ele foi para baixo da água duas vezes. Bolhas subiram. O instrutor viu que ele estava se afogando e o tirou para fora da água. Os outros animais nunca tinham visto nada tão engraçado quanto aquele coelho molhado que mais parecia um rato sem cauda, então eles gorjearam, pularam, latiram e riram do coelho. O coelho estava se sentindo mais humilhado do que nunca em sua vida. Ele queria desesperadamente cair fora da aula aquele dia. Ele ficou aliviado quando ela terminou.

Ele pensou que ele iria para casa e que seus pais o entenderiam e o ajudariam. Quando ele chegou, ele disse para os pais, “Eu não gosto da escola. Eu só quero ser livre.”

“Se os coelhos querem progredir, você tem que conseguir um diploma.” Os pais dele responderam.

O coelho disse, “Eu não quero um diploma.”

Os pais disseram, “Você vai conseguir um diploma quer queira ou não.”

Eles brigaram e finalmente os pais fizeram o coelho ir para a cama. Na manhã seguinte o coelho foi para a escola saltitando devagar. Então ele lembrou que o diretor havia dito que a qualquer momento que alguém tivesse algum problema, as portas do orientador escolar estariam sempre abertas.

Quando ele chegou à escola, ele saltou na cadeira na sala do orientador escolar e disse, “Eu não gosto da escola.”

E o orientador escolar disse “Mmmm, me conte mais sobre isso.”

E o coelho falou.

O orientador disse, “Coelho, eu te compreendo. Você está dizendo que não gosta da escola porque não gosta da aula de natação. Eu acho que diagnostiquei isso corretamente. Coelho, vou te dizer o que faremos. Você está indo muito bem na aula de correr. Eu não vejo o porquê de você continuar treinando corrida. O que você precisa treinar é natação. Vou providenciar para que você não precise mais correr e possa ter duas aulas de natação.”

Quando o coelho ouviu isso, ele se sentiu mal com náusea na hora!

Enquanto o coelho saltitava para fora do escritório do orientador, ele olhou para cima e viu a sua velha amiga a Velha Coruja Sábia, que inclinou sua cabeça e disse, “Amigo coelho, a vida não precisa ser desse jeito. Nós poderíamos ter escolas e negócios em que as pessoas pudessem se concentrar no que elas fazem melhor.”

O coelho ficou inspirado. Ele pensou que quando ele se formasse, ele começaria um negócio em que os coelhos não fariam nada além de correr, os esquilos somente subiriam em árvores e os peixes poderiam somente nadar. Enquanto ele caminhava para o prado, ele olhou gentilmente para si mesmo e disse, “Ah, que lugar maravilhoso seria.”

Tradução livre de Victor Yamauchi Gonçalves (Set/2020)

Livro: Soar with your strengths

Autores: Donald O. Clifton & Paula Nelson, USA, 1992.

Vamos conversar?